Larry Carlton licks
Este é um exercício que irá  trazer um sabor jazzy para o seu solo – além de aprender mais do processo sobre acordes alterados e idéias para construção de licks para improviso. Tecnicamente, estes licks são realmente menos difíceis do que alguns do material que você geralmente encontra por aqui. Do ponto de vista teórico, no entanto, eles são um pouco mais complexos, e a maioria desse material é destinado a tocadores que estão  acostumados com estudos de solos em pentatônica e modal. Por outro lado, é só conferir os compassos 1-8!

<><><>

———————————————————————————————————————————————————–

Os acordes deste exercicio basicamente estão em torno da seguinte progressão: Um compasso em  Emaj7, um compasso em Bmaj7, meio compasso em A#m7  outra metade de um compasso em D#7b9, e depois um compasso em G#m7.  Somente para você entrar no espírito da coisa, O Exemplo1 – mostra uma maneira de tocar esta progressão no braço da guitarra:

Você vai notar que a casa do acorde D#7b9 é adornada com um b5 opcional, que surge mais tarde em alguns dos  ciclos da progressão – Basta pensar desta nota como um pouco de aroma extra, adicionando um toque mais excêntrico ao acorde que (vamos encarar!) soou até um um pouco estranho no início …  Neste caso, a primeira metade da progressão leva à Bmaj7 e a segunda metade resolve em G#m7, sua relativa menor. Isso normalmente sugere a escala de B maior como um bom ponto de partida:

Para testar a utilidade desta teoria, o próximo passo seria o de harmonizar esta escala em acordes de sétima. Pra começar, você teria a sequência 1,3,5 e 7 em conjunto, e para cada acorde subseqüente faria  cada nota em turnos  até a próxima nota da escala (ou seja, a nota imediatamente após A# seria B).
Aqui está o que você tem:

  • [ Bmaj7   C#m7   D#m7   Emaj7    E    F#7   G#m7   A#m7b5 ]

Sendo assim, parece que nossa tática na escala maior nos servirá bem para os compassos do primeiro, segundo e quarto da progressão. Se vagar para cima e para baixo da escala maior, visando a tons de acordes apropriados, devemos ser capazes de chegar a algo musical.

<><><>

  • [ Um pouco mais de teoria ]

O terceiro compasso, no entanto, parece um pouco mais complicado e claramente requer algum tipo de tratamento especial. Uma abordagem seria a mudança com poucas notas, assim parece que você está usando uma versão modificada da mesma escala básica. Esta maneira de pensar o levaria às seguintes conclusões: A#m7  contém as notas A#, C# E,# e G#, então adulterando a escala B principal movendo o E em um traste, deve dar conta do recado, e D#7b9 contém o notas D# Fx, A#, C# e, assim, no mesmo espírito movendo o F# acima um traste complementaria este acorde bem.

Essa abordagem funciona bem, e é completamente esplêndida. Podemos concluir que o A#m7  D#7b9  G#m7 – parte da progressão são uma espécie de menores ii – V – I ( ainda que inusitada, onde o acorde ii é diretamente menor do que o m7b5 mais convencional ).

  •  Uma nota rápida para nerds: 

Se você olhar para o conteúdo dessa seqüência de shapes e acordes em B no Exemplo 1, você verá porque   ii = VI soa tão eficaz;  Há um pattern cromático descendente correndo  de  E#  para   D#,  que de alguma forma acrescenta uma certa lógica ao som.

Este é basicamente um convite aberto para que você crie todo o tipo de sonoridade jazzy inteligente – Particularmente sobre o acorde D#7b9,  por ultrajantes que sejam as tensões que você criar aqui pode ser resolvido de forma eficaz sobre o G#m7. Tente fazer com outras progressões menores de idéias ll-VI que podem ser adaptados para esta faixa.

———————————————————————————————————————————————————–

                                

———————————————————————————————————————————————————–

  • Compassos [1-8]

Mostram o que acontece se você ignorar toda a teoria acima e forçar a boa e velha B escala pentatônica maior sobre todas as cordas – Isso pode parecer uma desculpa, mas soa surpreendentemente eficaz, desde que você ouça o que você está fazendo no contexto de cada acorde e tente não terminar uma frase com uma nota particularmente inadequada!  Esperemos que, os shapes em pentatônica o façam sentir uma natureza suficientemente segura  para que você possa se ​​concentrar na musicalidade de sua improvisação ao invés de se preocupar com que as notas são realmente estão na escala.

<><><>

———————————————————————————————————————————————————–

  • Compassos  [9-16]

Ilustram uma abordagem mais “escalar” – visando, como sempre, desembarcar em alguns tons de acordes no final de frases. Para o acorde  D#7b9  no compasso 11, optamos por tocar algo com base no modo frígio dominante com uma b3 adicionada (esta a escolha favorita da escala, muitas vezes ouvida em solos de Aldi Meola, apenas para o registro …).

Se você acha que b2 e b9 são a mesma nota, expressa uma oitava acima, você poderá identificar cada nota do acorde D#7b9 escondido lá dentro; é por isso que funciona! A próxima vez que o acorde D# mistérioso aparece é no compasso 15.

  • Compasso [15]

Desta vez é ainda mais alterado – É um D#7b5b9, nem menos. Para complementar o recém-chegado (a nota b5), eu usei o modo D# Superlocrian:

Se você está se perguntando por que as mesmas notas têm duas fórmulas diferentes, o primeiro modo usa cada número uma única vez, ou seja, a ortografia correta da escala, enquanto a segunda forma mostra como as notas realmente agem sobre um acorde alterado, você pode ver a estrutura 1,3, b5 b7, b9 do acorde  D7b5b9 mais claramente na segunda interpretação.

<><><>

———————————————————————————————————————————————————–

  • Compassos  [17-24] 

De uma maneira mais distante de Larry Carlton  e adotando  uma sensação mais Wes Montgomery/George Benson. Isto significa que os shapes de oitava  e acordes de bloqueio estão em evidência – Mas todos eles são construídos a partir das mesmas notas que nós usamos nos oito compassos anteriores, por isso não entre em pânico!

  • [ Tonalidade ]

O melhor para você começar esta seção final com um som suave e limpo, é arranhar as cordas levemente com os dedos (polegar) – Este também dá um tom mais quente, “jazzier ‘ enquanto que uma palheta, por vezes pode soar um pouco dura para “soloings”  de acordes limpos.

Article source: GT Magazine December 2002.

Comentários
  1. Lean diz:

    mto bom! tenho sido leitor assiduo deste blog e nos últimos 15 dias tenho evoluido muito!

    Continue com as postagens….

    VLW!!

  2. mariano diz:

    cara se vc puder disponibilizar mais coisas desse estilo vou ficar muitissimo agradecido pois gosto muito desse tipo de som do Larry Carlton ah e se possível com as partituas e tablatura tmbm obg pelo seu glorioso blog e trabalho magnifico um forte abço!

  3. Adm diz:

    Mano!… Aqui vc sempre encontrará as tabs, audio, Backingtraks, e se estiver ao alcance, uma biópsia total do estudo. Um abraço!

  4. jefferson jose da silva diz:

    muito bom!!
    da pra aprender bastante aqui
    valew!!!

  5. mariano diz:

    obg mano pelo seu blog maravilhoso! vc teria agum material do guitarrista Jim Kelly´s?
    desde ja o agradeço um forte abraço

  6. Marcelo Pereira diz:

    Cara, seu blog é muito bom. Obrigado por compartilhar tanta coisa boa.

Escreva sua reposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s